Como seus dois antecessores, Super Smash Bros. Brawl é considerado como uma exceção em jogos de luta por causa de seu método simplificado de comandos e ênfase em nocautes para fora da arena. Brawl também inclui um modo solo mais arrojado que os antecessores, com a criação do novo modo de aventura em side-scrolling, The Subspace Emissary. Este tem como principal característica a história em CGI apresentando os personagens jogáveis de Brawl. O título dá suporte a até quatro jogadores de uma vez, além de ser compatível com a conexão à Nintendo Wi-Fi Connection.[10] A maior parte das músicas do jogo são arranjos de temas de jogos anteriores de outras franquias, feitos por 39 renomados músicos de várias empresas de video games.[11]
Super Smash Bros. Brawl foi anunciado em uma conferência pré-E3 de 2005 pelo presidente da Nintendo Satoru Iwata.[12] Mais tarde no mesmo dia, Iwata pediu ao diretor dos dois outros games da série, Masahiro Sakurai, que também dirigisse o terceiro game, aceitando.[13] Quando a produção do jogo começou em outubro de 2005,[14] a Nintendo listou a ajuda de produtores estrangeiros especialmente para Brawl. Na E for All de 2007, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, disse que Brawl seria lançado em dezembro daquele ano nas Américas.[15] O lançamento seria adiado para 10 de fevereiro de 2008[16] e depois para 9 de março do mesmo ano.[17]