Skyward Sword se passa no começo da cronologia de The Legend of Zelda, detalhando as origens da Espada Mestra, uma arma poderosa e um elemento recorrente dentro da série. A atual encarnação de Link vive na cidade flutuante de Skyloft, seguindo em uma missão para resgatar sua amiga de infância Zelda depois dela ter sido sequestrada e enviada para a Superfície, uma terra abandonada abaixo das nuvens. Link se arma com a Espada da Deusa e parte junto de um espírito chamado Fi com o objetivo de garantir a segurança de Zelda e derrotar Ghirahim enquanto este tenta ressuscitar seu mestre.
O desenvolvimento começou pouco depois do lançamento de The Legend of Zelda: Twilight Princess em 2006 e durou cinco anos. Vários jogos anteriores da série influenciaram os desenvolvedores, especialmente Twilight Princess, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e The Legend of Zelda: Majora's Mask. Vários aspectos do mundo e jogabilidade foram projetados para agilizar e popular a experiência dos jogadores. O estilo artístico foi inspirado nas obras de pintores impressionistas. A implementação do Wii MotionPlus mostrou-se problemática, chegando a quase ser descartado. A música foi composta por uma equipe liderada por Hajime Wakai e foi o primeiro jogo de The Legend of Zelda a usar uma orquestra para a maioria das faixas.
O jogo foi anunciado pela primeira vez durante a Electronic Entertainment Expo de 2009 e originalmente tinha a intenção de ser lançado no ano seguinte, porém foi adiado para 2011 a fim de refinar e expandir a experiência. Skyward Sword foi um sucesso comercial e de crítica, recebendo notas perfeitas de várias publicações e recebendo muitas indicações para prêmios, também vendendo mais de três milhões de cópias mundialmente. Opiniões sobre o jogo posteriormente influenciaram o desenvolvimento e projeto de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o título seguinte da série para consoles.